
NOTÍCIAS
As Actividades da AFA a partir de Setembro de 2025
impulso do Dr. Joaquim Palminha da Silva, primeiro Presidente da Direcção, e a quem foi atribuída a qualidade de Presidente Honorário em 17 de Janeiro de 2015, ano em que veio a falecer.
AAFA esteve inactiva em período relativamente longo, tendo sido iniciado o processo de reanimação nos finais de 2014, que culminou em 2015 com a tomada de posse dos novos Corpos Sociais entretanto eleitos.
O Escritor Fialho de Almeida esteve fortemente ligado a Cuba a partir do seu casamento em 1893, e mesmo após a morte da mulher, Emília Augusta Garcia Pêgo, no ano seguinte. Na posse de Fialho ficou a casa onde viveram, onde o Escritor escreveu e tinha os espaços reservados à sua vida de proprietário agrícola, e onde veio a falecer em 1911, estando sepultado em jazigo no cemitério local. Por tudo isto se justifica plenamente que a Associação tenha sido criada na vila de Cuba.
Sendo Fialho de Almeida uma das maiores figuras da Literatura Portuguesa, o grande objectivo da Associação Cultural Fialho de Almeida é promover e divulgar a obra do Escritor, e bem assim contribuir para fomentar o interesse pela mesma.